fbpx

Letramento em Programação é destaque em evento internacional

2 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Iniciativa do Instituto Ayrton Senna fez parte da conferência CSTA2018 realizada nos Estados Unidos

Letramento em Programação, solução educacional do Instituto Ayrton Senna, foi destaque na conferência anual da Computer Science Teachers Association (CSTA), associação formada por mais de 25 mil professores que atuam com Ciência da Comunicação na Educação Básica em todo o mundo.

O encontro aconteceu entre os dias 7 e 10 de julho em Nebraska, nos Estados Unidos, e reuniu mais de 500 educadores.

Parte do painel sobre experiências internacionais, a apresentação do Letramento em Programação ficou a cargo de Adelmo Eloy, coordenador de projetos do Instituto Ayrton Senna. Eloy compartilhou como foi o processo de concepção e estruturação curricular da solução e indicou os resultados alcançados desde o início do Letramento, há cerca de quatro anos.

A exposição contou ainda com as contribuições da professora norte-americana Sheena Vaidyanathan, que auxiliou a equipe na criação das propostas pedagógicas para a sala de aula. No currículo de Vaidyanathan, mais de 12 anos de experiência em escolas públicas no estado da Califórnia e uma extensa produção sobre a integração de computação e criatividade.

Para Eloy, ter contato com o grande acervo de conteúdos produzidos por diferentes associações e empresas possibilita melhorar os materiais curriculares e as formações. “Recebi contribuições de atores que vivenciam desafios similares ou têm mais maturidade em relação ao tema. Mergulhar nesse ecossistema adianta questões que podemos enfrentar e enriquece nosso planejamento”, comenta.

Além de compartilhar boas práticas, os participantes conheceram algumas tendências do ensino de programação na Educação Básica. “Discutiu-se muito sobre como trazer o ensino e a prática da inteligência artificial, o machine learning, para o contexto de computação na Educação Básica, além de indicações interessantes de diretrizes e ferramentas para melhorar nosso diálogo com as secretarias de educação”, conta Eloy.

Letramento em Programação é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com as Secretarias de Educação e parceiros da área de tecnologia. Em 2017, o programa foi implementado em 35 escolas de 10 cidades brasileiras (localizadas nos Estados de SP, RS e AM), impactando quase 50 educadores e mais de 500 estudantes.

O programa Letramento em Programação conta com a parceria da Boeing e da Linx, que apoiam financeiramente a solução educacional.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde