Articulação

Parcerias Educacionais

Estabelecemos parcerias com diversos atores para somar esforços pela melhoria da educação. Conheça algumas das nossas parcerias:

CAPES

Com o entendimento de que a melhoria da educação básica passa necessariamente pela formação de professores, o Instituto Ayrton Senna iniciou uma parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para formulação do primeiro programa do órgão voltado para competências socioemocionais. Vinculado à Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, o Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais visa estimular e fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação que insiram na formação de professores a criação de estratégias para o desenvolvimento das habilidades tidas como importantes para melhorar a educação na rede pública.

Saiba mais

UNESCO

Em 2004, o Instituto Ayrton Senna recebeu a chancela da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para a Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano, por ser uma referência mundial nessa área como um centro de reflexão, de pesquisa e de produção de conhecimento. O objetivo da Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano é promover um sistema integrado de atividades de pesquisa, formação, informação e documentação sobre o tema. Participando da rede Unitwin de Cátedras UNESCO, o Instituto tem acesso ao intercâmbio de experiências entre pesquisadores e professores de universidades e instituições do Brasil, da América Latina e do Caribe e de outras regiões do mundo.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Humano (OCDE) é uma organização internacional composta por 34 países que tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e o bem estar social ao redor do mundo. O Instituto Ayrton Senna é parceiro do Centro para Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE no desenvolvimento de um instrumento de avaliação de competências socioemocionais no contexto escolar. Também é parceiro da Global Network of Foundations Working for Development (netFWD), braço da OCDE que reúne organizações sem fins lucrativos dispostas a partilhar conhecimentos, boas práticas e projetos.

Porvir

Em parceria com o portal Porvir, do Instituto Inspirare, o Instituto Ayrton Senna lançou um portal interativo que apresenta recomendações para desenvolvimento de competências socioemocionais em redes de ensino e políticas públicas. Conheça o Especial Socioemocionais.

Buriti Fimes – O Instituto Ayrton Senna colaborou para a série de documentários Educação.doc, realizada pelos premiados cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky. Assista à série.