Inovação

Ideias e Tendências

Promovemos ideias e projetos inovadores para transformar a educação. Conheça algumas das nossas iniciativas:

Ciência para Educação:

A inovação na educação passa por conhecer as muitas formas pelas quais as pessoas ensinam e aprendem, e como diversos aspectos podem subsidiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que auxiliem este processo. Combinar as evidências científicas sobre esses aspectos com a experiência de educadores, gestores e elaboradores de políticas públicas pode apoiar importantes mudanças na qualidade da educação.

Para promover esse ambiente de compartilhamento, o Instituto Ayrton Senna é parceiro e membro do Conselho de Governança da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), fundada em novembro de 2014. A iniciativa reúne grupos de pesquisa de diversas áreas do conhecimento, atuantes em todo o País, e pretende estimular atividades de colaboração, conectando cientistas em pesquisas interdisciplinares, disseminando o conhecimento em seminários, eventos e publicações.

Saiba mais

 

Competências socioemocionais:

Formar crianças e jovens para o século 21 requer o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Além das competências relacionadas ao letramento, numeramento e aos diversos conteúdos curriculares, fazem parte desse conjunto as chamadas competências socioemocionais, como responsabilidade, colaboração e curiosidade. Pesquisas realizadas em todo o mundo revelam que essas competências são tão importantes para o desenvolvimento humano  quanto as competências cognitivas. Além de serem importantes por si mesmas, essas competências também contribuem para o desenvolvimento cognitivo, já que alunos mais responsáveis, colaborativos e curiosos aprendem mais e melhor. O Instituto Ayrton Senna vem se dedicando a construir e a aprimorar continuamente estratégias educativas para que o desenvolvimento de competências socioemocionais ganhe aplicação concreta como políticas públicas, em escolas e salas de aula.

Saiba mais

Continue lendo