Soluções Educacionais

Ensino Fundamental – anos finais

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Instituto Ayrton Senna também concretiza o conceito de educação integral ao formar professores e gestores com essa perspectiva para atuar em alguns componentes das escolas parceiras.

O conhecimento acumulado em mais de 10 anos de experiência com educação integral no Estado de São Paulo, por meio do Projeto Escola de Tempo Integral e do Programa Sala de Leitura.

Desde 2006, nosso foco no Projeto Escola de Tempo Integral tem sido a construção de dispositivos de integração do currículo que tragam de forma combinada o desenvolvimento de competências socioemocionais (como responsabilidade, colaboração e comunicação) e cognitivas (não só o conteúdo das disciplinas, mas também o raciocínio lógico e capacidade de abstração). Para isso, atuamos na elaboração de propostas pedagógicas de oficinas que integram o desenvolvimento de competências a disciplinas centrais do currículo (Matemática e Língua Portuguesa).

No âmbito da parceria para o Programa Sala de leitura, iniciada em 2010, formamos os profissionais das escolas e das secretarias de ensino para qualificar o uso educativo desse espaço, transformando-o em um ambiente de convívio, estímulo à leitura e protagonismo dos jovens.