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Ensino Médio

O Ensino Médio é uma das etapas mais desafiadoras da Educação Básica. Desconectada do mundo dos jovens, essa etapa tem grandes índices de abandono e apenas 54,3% dos brasileiros com 19 anos concluíram o Ensino Médio*. Dentre os que concluíram, 9,3 % aprenderam o que era esperado em matemática e 27,2 % o que era esperado em português**.

Para contribuir com a superação desses desafios, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu uma proposta de educação integral para o Ensino Médio, que introduz mudanças no dia a dia das escolas, das secretarias de ensino e na relação dos jovens com a escola. Tendo como premissa uma matriz de competências e um conceito de educação integral que não se restringe ao tempo integral, a proposta oferece oportunidades para os estudantes se desenvolverem com autonomia.

No âmbito das escolas, há transformações no currículo, que ganha novos componentes de aprendizagem, e nas práticas pedagógicas, que potencializam o papel do professor como mediador do conhecimento. No âmbito das redes de ensino, são construídos novos modelos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação.

Essa proposta tem sido implementada com sucesso por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e a P&G, e já reúne excelentes indicadores de aprendizagem e de protagonismo dos estudantes.

Atualmente, além do Colégio Estadual Chico Anysio, outros dois colégios são considerados escolas de referência e trabalham com a proposta de forma plena (veja mais aqui). Além disso, formas parciais de trabalho também estão sendo validadas em parte das escolas estaduais parceiras do Programa Ensino Médio Inovador*** e em escolas de tempo parcial que aderiram ao componente Jovens Leitores em Ação, uma iniciativa para tornar a sala de leitura um espaço de integração curricular.

Normatização
Em julho de 2014, o Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro aprovou a deliberação 344 que normatiza as diretrizes operacionais construídas e validadas nessa experiência pioneira, como uma política para o Estado do Rio de Janeiro. Acesse aqui o documento.
* Fonte: IBGE/Pnad (2013)
** Fonte: SAEB/INEP (2013)
*** Programa do governo federal instituído em 2009, para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio.