Soluções Educacionais

Letramento em Programação

O Instituto Ayrton Senna promove atividades de letramento em programação em escolas públicas, com objetivo de dar oportunidade para os estudantes desenvolverem competências de resolução de problemas, criatividade, colaboração e comunicação. Além dessas competências, que contribuem para a educação integral de crianças e jovens, a proposta é preparar os estudantes para ir além do uso ou consumo desse tipo de produto pronto, e abrir caminho para que possam interagir com a tecnologia, criar suas próprias produções e ter mais autonomia na vida.

A programação passa por conceitos e práticas que usam a capacidade de processamento de dados de computadores para responder a comandos do programador e, assim, resolver problemas ou criar narrativas e interações. Aplicativos, jogos, mapas interativos e muitas outras produções podem ser desenvolvidas por programação.

O Programa de Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna usa ferramentas e atividades adequadas para a idade de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). A partir da adesão de redes públicas de ensino e das escolas, são oferecidas formações para educadores, ações de acompanhamento durante o período letivo, e atividades realizadas com apoio da equipe do Instituto. As aulas são extracurriculares, com participação por escolha dos alunos.

A iniciativa também conta com trabalhos em redes de parcerias, envolvendo ainda grupos de pesquisa em universidades para apoiar a produção de conhecimento sobre melhores práticas, estratégias de uso da programação, efeitos no desenvolvimento e no desempenho dos alunos, além de busca por respostas que educadores e gestores de políticas educacionais apresentam como demandas.

Continue lendo