Digite o assunto que deseja pesquisar

Acelera Brasil

A iniciativa

No Brasil, promover o desenvolvimento integral das novas gerações significa garantir as condições para que todos os alunos aprendam na idade certa, mas também resgatar aqueles que não tiveram essa oportunidade e se encontram atrasados nos seus estudos. Com foco nesses alunos, o Instituto desenvolveu, em parceria em parceria com milhares de gestores e educadores, esta proposta de aceleração da aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com dois ou mais anos de atraso escolar. (Para os alunos que estão nessa mesma situação, mas ainda não estão alfabetizados, foi criado o Se Liga).

Como funciona

Por meio do apoio às secretarias de educação no campo da gestão e da formação integral de educadores, o Acelera Brasil promove a recuperação da aprendizagem de alunos com distorção idade-série matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Ao participarem da proposta, os alunos aprendem o suficiente para saltar até dois anos escolares, ao mesmo tempo em que resgatam sua autoestima e desenvolvem outros aspectos socioemocionais. Graças ao trabalho do Comitê Gestor, formado por profissionais do Instituto e das secretarias de educação, a proposta promove a qualificação da gestão dos indicadores das redes de ensino, contribuindo para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação e para a formação integral de todos os educadores e alunos das redes. 

Resultados

Em 20 anos, o Acelera Brasil impactou diretamente a vida de cerca de 1 milhão de estudantes e de mais de 33 mil educadores, que puderam incorporar concepções e práticas pedagógicas inovadoras a partir da sua formação integral. Além dos alunos e educadores impactados pelas formações diretas do Instituto, outros milhões foram beneficiados pela qualificação das práticas de gestão e acompanhamento das secretarias de educação. De acordo com uma avaliação de impacto realizada em 947 municípios parceiros, a adoção como política pública das propostas do Instituto para as primeiras séries do ensino fundamental promoveu um avanço educacional até oito vezes a velocidade media dos municípios brasileiros.

 

Números do Acelera Brasil

94% dos alunos

foram promovidos em 2016

Presente em 13 estados

e mais de 80 municípios

Mais de 16 mil

alunos atendidos diretamente

Documentos

Mostrar mais informações
Comentar
Mensagem
Comentários