Digite o assunto que deseja pesquisar

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em novembro de 1994, para que crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolver seus potenciais por meio da Educação de qualidade, em todo o Brasil.

 

 

Fruto do desejo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, concretizado pelas mãos de sua irmã, Viviane Senna, o Instituto beneficia anualmente 1,5 milhão de crianças e jovens, forma 45 mil educadores e impacta aproximadamente 600 munícipios em 16 Estados brasileiros. 

Ayrton Senna é um dos maiores pilotos de F1 de todos os tempos.      Porém, seus feitos fora das pistas são ainda maiores que os do piloto.

Ayrton Senna sonhava com um país em que todos tivessem a oportunidade de ser vitoriosos no que sonhassem em ser. Ele sabia que essa possibilidade estava distante da maioria dos brasileiros e ousou sonhar em mudar essa realidade.  Por isso, dois meses antes do acidente em Ímola, o piloto compartilhou com a sua irmã o desejo de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens.

O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações. Juntos, sonharam em concretizar esse desejo, mas Ayrton não teve tempo de participar dessa construção. Apesar da dor da perda, Viviane e a família Senna decidiram realizar o sonho de Ayrton, trazendo a luz do ídolo para uma causa de todos.

Desde sua fundação, o Instituto Ayrton Senna vem produzindo conhecimentos e experiências inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, formar educadores e aplicar soluções educacionais para promover uma educação integral que prepara o aluno para viver no século 21.

Essas inovações são levadas para as escolas em parceria com as redes públicas de ensino, a fim de fortalecer o protagonismo dos educadores e dos alunos que estão entre o ensino fundamental e médio, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

 

A PROPOSTA

 
 
 
Estimular a criatividade, o trabalho em time e a capacidade de inovar, hoje, são habilidades tão importantes quanto aprender a ler, escrever e fazer contas. Essa é a mudança que o Instituto propõe para a educação plena de crianças e jovens.
 

Para concretizar os objetivos, o Instituto desenvolve as soluções educacionais, pesquisas e conhecimentos em pedagogia, gestão educacional, avaliação e articulação para que sejam replicáveis em escala, além de estimular o diálogo para que a causa da Educação esteja na pauta dos mais diversos setores da sociedade, garantindo que mais crianças e jovens tenham acesso à  educação integral de qualidade em todo o país. 

... Confira os números sobre a atuação

23 ANOS de atuação

1,5 MILHÃO DE ALUNOS beneficiados por ano

17 ESTADOS do Brasil

+ de 660 MUNICÍPIOS atendidos

QUEM FAZ

É preciso compromisso, dedicação e criatividade para inovar as formas de ensinar e aprender.
Conheça o time de colaboradores e apoiadores do Instituto Ayrton Senna:

  • Equipe
  • Conselho

Presidente

Viviane Senna

Diretora de Branding

Bianca Senna

Diretor de Desenvolvimento Global

Emilio Munaro

Diretor de Articulação e Inovação

Mozart Neves Ramos

Diretora de Recursos Humanos

Silvia Espesani

Economista Chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper

Ricardo Paes de Barros

Diretora do eduLab21

Tatiana Filgueiras

Diretor de Negócios

Thiago Fernandes

Mostrar mais informações

O RECONHECIMENTO

Pelo nosso trabalho em produzir e aterrissar conhecimento sobre educação para o século 21, recebemos da UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a chancela para a criação da Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano, em 2004. Fomos a primeira organização não governamental a receber esse reconhecimento, até então só concedido a universidades.

Em 2012, foi a vez da OCDE (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nos convidar para ingressar no seu grupo de organizações parceiras. Fomos a primeira organização brasileira na NetFWD (Net Forward), rede global de fundações dedicadas a promover impacto social.

Relatórios

Confira nossos resultados anuais.

Comentar
Mensagem
Comentários