Digite o assunto que deseja pesquisar

A melhor maneira de mudar o mundo

Acreditamos que a Educação é a chave para um mundo melhor. Assim como o ídolo Ayrton Senna, não nos conformamos com os problemas do mundo e trabalhamos para mudar as coisas para melhor.
Acreditamos que cada criança e jovem tem o poder de transformar realidades, mas precisa de oportunidades para desenvolver seus potenciais. Por isso, promovemos uma educação integral que prepara para viver no século 21 e construir um futuro melhor. Conheça a seguir nossa história, nosso trabalho e junte-se a nós.

Ayrton Senna é um dos maiores pilotos de todos os tempos. Porém, seus feitos fora das pistas são ainda maiores que os do piloto.

Na vida, assim como nas pistas, Ayrton foi um exemplo de propósito, ética, cuidado, garra e determinação. Mais do que transpor os limites do que se julgava possível, Ayrton criou novas possibilidades e levou cada brasileiro a acreditar que era possível vencer. 

Mais do que abraçar com fé e amor todas as oportunidades que teve, lutou para que todos os brasileiros tivessem as mesmas chances.

Mais do que saudade, ele nos deixou uma lição: todas as pessoas podem ser o que quiserem e vencer na vida, só é preciso dar a elas a oportunidade para que desenvolvam seus potenciais e persigam os seus sonhos.

"Se a gente quiser modificar alguma coisa,
é pelas crianças que devemos começar"

Ayrton sonhava com um país em que todos tivessem a oportunidade de ser vitoriosos no que sonhassem em ser. Ele sabia que essa possibilidade estava distante da maioria dos brasileiros e ousou sonhar em mudar essa realidade.  Por isso, dois meses antes do acidente em Ímola, o piloto compartilhou com a sua irmã o desejo de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens. 

O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações. Juntos, sonharam em concretizar esse desejo, mas Ayrton não teve tempo de participar dessa construção. Apesar da dor da perda, Viviane e a família Senna decidiram realizar o sonho de Ayrton, trazendo a luz do ídolo para uma causa de todos.

Instituto Ayrton Senna

Viviane Senna

Fazendo ou inspirando, nosso trabalho só é possível em parceria.

Por meio de parcerias com redes públicas de ensino, o Instituto forma profissionais e leva inovações para as escolas."

Em novembro de 1994, nascia o Instituto Ayrton Senna. Inspirado nos ideias de Ayrton, o Instituto reunia um time de pessoas que queriam mudar as coisas para melhor, ampliando as oportunidades das crianças e jovens. Logo no início, focamos a atuação em educação, a melhor forma de transformar potenciais em realidade.
Com base no que existia de mais avançado em diversas áreas do conhecimento, passou a criar e implementar soluções educacionais que desenvolviam integralmente os potenciais das novas gerações, permitindo que perseguissem seus sonhos e construíssem um mundo melhor.

...Confira alguns números sobre nossa atuação

22 ANOS de atuação

1,5 MILHÕES DE ALUNOS beneficiados por ano*

17 ESTADOS do Brasil

+ de 660 MUNICÍPIOS atendidos

Já nos primeiros anos de atuação, beneficiávamos mais de dezenas de milhares de crianças. Mas isso não era suficiente. Nossa missão era a de ampliar as oportunidades de todas as crianças e jovens brasileiros. Para enfrentar esse desafio de larga escala, optamos por atuar em duas frentes: Fazer e Influir. Leia mais a seguir.

No campo do Fazer...

...passamos a estabelecer parcerias com secretarias estaduais e municipais de ensino para produzir conhecimentos, formar educadores e pilotar soluções educacionais escaláveis que pudessem inspirar práticas e políticas de educação qualquer região do País. Funcionando como uma espécie de “laboratório” para desenvolvimento e disseminação de inovações educacionais, nossas soluções passaram a beneficiar até 2 milhões de crianças e jovens anualmente, em praticamente todos os estados do Brasil.

No campo do Influir:

...trabalhamos para advogar pela causa da educação, mobilizando as pessoas para agir em prol dela e promovendo sua capacitação para que pudessem dar seu melhor. Como educação é uma causa de todos, passamos a conduzir ações de advocacy, mobilização e capacitação não apenas para educadores e gestores educacionais, mas também para jornalistas, empresários, promotores de justiça e uma série de outros atores sociais que também podem e devem contribuir com a causa dentro dos seus campos de atuação.

O reconhecimento

Pelo nosso trabalho em produzir e aterrissar conhecimento sobre educação para o século 21, recebemos da UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a chancela para a criação da Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano, em 2004. Fomos a primeira organização não governamental a receber esse reconhecimento, até então só concedido a universidades.

Em 2012, foi a vez da OCDE (a Organização para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) nos convidar para ingressar no seu grupo de organizações parceiras. Fomos a primeira organização brasileira a ingressar na NetFWD (Net Forward), sua rede global de fundações dedicadas a promover impacto social.

Ainda que esses resultados nos encham de orgulho, sabemos que ainda há muito a ser feito. Mais do que nunca, o mundo exige uma transformação profunda na educação. E a educação brasileira, vítima de séculos de descaso, vai precisar se reinventar ainda mais. Além de trabalharmos para saldar a dívida do passado, que coloca nossas crianças e jovens muito atrás dos seus pares nos países desenvolvidos, vamos ter que trabalhar para promover uma educação para o futuro. Isso será fundamental para que sejamos agentes das mudanças globais e não apenas expectadores. É preciso muito compromisso, dedicação e criatividade para inovar nossas formas de ensinar e aprender. O Instituto Ayrton Senna, com seu time de colaboradores e apoiadores, continua trabalhando para ampliar as fronteiras da educação.

  • Equipe
  • Conselho

Presidente

Viviane Senna

Diretor Corporativo

Alfredo Nicolau y Benito

Diretora de Educação

Ana Cristina Maia

Diretora de Branding

Bianca Senna

Desenvolvimento Global

Emilio Munaro

Diretor de Articulação e Inovação

Mozart Neves Ramos

Diretora de Recursos Humanos

Silvia Espesani

Economista Chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper

Ricardo Paes de Barros

Diretora do eduLab21

Tatiana Filgueiras

Diretor de Negócios

Thiago Fernandes

Mostrar mais informações
Comentar
Mensagem
Comentários