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Gestores e professores de Santa Catarina participam de formação presencial com Instituto

07 de agosto de 2017

Com apoio técnico do Instituto Ayrton Senna, cerca de 250 profissionais da rede estadual de educação de Santa Catarina participaram de um momento de formação continuada dentro do Programa de Educação Integral em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação. Entre 20 e 21 de julho, os gestores e educadores das 15 escolas participantes do Programa se envolveram em dinâmicas, debates e apresentações sobre práticas que promovem educação de qualidade e a formação de jovens com mais autonomia. Os participantes puderam compartilhar resultados alcançados no primeiro semestre de implantação da proposta, além de buscar soluções conjuntas para os desafios comuns.

Essa foi a segunda formação que reuniu todos os gestores e educadores envolvidos com a proposta no Estado: professores, gestores das escolas, coordenadores do programa na escola e nas regionais de ensino. Atualmente, 1.300 estudantes estão nas escolas que já atuam com a educação integral construída em parceria entre o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Natura (Saiba mais aqui: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/ensino-medio-santa-catarina/).

“Esse é um momento fundamental, porque possibilita o aperfeiçoamento de práticas. Notamos um forte engajamento e sentido de identidade entre os professores e gestores que estão abraçando mesmo esse trabalho”, afirmou o gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Helton Lima. “A formação continuada fortalece todo o trabalho que vem sendo feito ao longo do ano. Nesses encontros, gestores e professores trazem suas experiências, ações, resultados e dificuldades”, disse a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

No encontro, os gestores e professores também compartilharam desafios de implementação do projeto no que diz respeito à infraestrutura das escolas para que o trabalho se desenvolva. “Nesse sentido, é importante destacar o empenho de professores e gestores na superação dessas questões, muito próprias de um início de implantação de um projeto desta envergadura”, completou Helton, destacando também a atuação da Secretaria de Educação no mapeamento dos desafios e no encaminhamento de soluções, dos processos de compra e licitação e na manutenção de comunicação com os gestores regionais e escolares a este respeito.

Os principais conceitos dessa proposta de educação integral foram retomados na formação para todos os educadores, como o protagonismo juvenil e as competências socioemocionais. Os professores participaram de dois formatos de agrupamento: um com ações específicas para cada área do conhecimento, em que contam com especialistas para elaborar atividades e construir materiais de apoio para as aulas, e outro em que se integram com professores de todas as áreas e com formadores do Instituto para dialogar sobre o chamado Núcleo Articulador, um componente curricular da proposta que abre espaço para novas aprendizagens dos estudantes por meio de projetos, com orientação de professores de todas as disciplinas.

“A formação do Núcleo Articulador coloca em diálogo todos os professores das escolas. Foi importante perceber o quanto os estudantes aprenderam e se desenvolveram nos projetos de pesquisa, de vida e nos estudos orientados, no semestre que passou”, contou Paulo Andrade, especialista e consultor do Instituto Ayrton Senna. “Foi muito especial perceber o compromisso e a dedicação dos professores com o processo de desenvolvimento dos alunos. Na formação, eles relembraram o percurso vivido, sempre enfocando o potencial de todos, as aprendizagens conquistadas, as competências desenvolvidas. Fruto de muito trabalho da equipe das escolas e do engajamento dos estudantes”, completou, destacando que a formação também já preparou para o trabalho que será construído no segundo semestre.

Paralelamente, os gestores realizaram reflexões sobre as transformações que acontecem na sua atuação e na organização escolar a partir do Programa. Entre outros aspectos, a educação integral tem efeitos na estrutura das reuniões pedagógicas, no apoio da coordenação à equipe de professores e em novas formas de acompanhamento do trabalho a partir da observação de aulas e de encontros de feedback com professores. A proposta da formação para os gestores incluiu a elaboração de um plano de ação a partir de um diagnóstico de cada realidade escolar e uma projeção do que pretendem fazer no segundo semestre para fortalecer a proposta e as próprias equipes.

“Nessa formação, buscamos compartilhar a apropriação dos resultados de tudo o que já foi feito nas escolas, e todos os gestores trouxeram relatos de transformações importantes que estão acontecendo. Com ações de acompanhamento, eles estão identificando suas forças e desafios, e replanejando ações para ampliar boas práticas”, analisou a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Rita Moreira Leite.

FORMAÇÕES

As formações realizadas pelo Instituto Ayrton Senna buscam apoiar a autonomia das redes públicas e a apropriação dos gestores escolares, regionais e de secretaria na gestão da política educacional, bem como a instrumentalização dos docentes para seguir estratégias pedagógicas fundadas na ideia de Educação Integral, a partir de suas próprias escolhas.

Apenas no primeiro ano da parceria com a Secretaria de Estado da Educação, serão formados um total de 224 professores de todas as áreas de conhecimento, 30 coordenadores e diretores das escolas. Nas regionais, a gestão do programa compete a 18 profissionais, entre gerentes e supervisores.

A formação busca garantir alinhamento e permitir que, em todas as unidades onde a parceria acontece, os estudantes possam ter as mesmas oportunidades de aprender com um currículo ampliado, que agrega mais significado ao conteúdo e integra o conhecimento ao desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico e colaboração, orientados por professores que utilizam metodologias inovadoras e em escolas que realizam práticas de gestão estruturadas.

Tags: Educação,

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