Notícias

Banner_Site
SXSW EDU: Instituto quer levar educação integral para o evento

09 de agosto de 2017

Como utilizar a programação de computadores como uma ferramenta de empoderamento na educação, e como construir uma proposta de ensino médio com sentido para a juventude? Essas duas perguntas orientam os dois painéis que o Instituto Ayrton Senna propôs para o SXSWEDU 2018 (South by Southwest-Edu), um dos eventos mais importantes do mundo em inovação para educação. A programação do evento, no entanto, é definida por meio de votação. Uma plataforma online está aberta até dia 25 de agosto para qualquer pessoa indicar o tema que gostaria de ver (saiba mais abaixo).

A conferência de educação do South by Southwest promove a inovação na aprendizagem ao colocar em contato uma comunidade de diferentes atores com diversas abordagens de ação e o objetivo comum de gerar impacto e avanços na educação. Esta será a oitava edição do especial de educação do festival SXSW, e acontecerá entre 5 e 8 de março de 2018, no Texas (EUA).

Em geral, os participantes do evento são educadores, gestores escolares, representantes de governos e ONG’s, além de empreendedores. As apresentações podem ocorrer em sessões de debates, workshops, mentoria, exibição de filmes, demonstração de startups, discussões de políticas públicas, networking, entre outras. O objetivo é gerar engajamento, colaboração e conexão entre os participantes para maiores impactos nas práticas de ensino e aprendizagem, especialmente por vias inovadoras. Em 2016, cerca de 7.500 pessoas participaram do evento.

Segundo os organizadores do evento, o voto da comunidade é um passo importante do processo de seleção das sessões, mas a definição final também passa por análise de avaliadores e da equipe do SXSWEdu. A votação é uma das formas de organizar uma programação que também atenda às demandas daqueles que se interessam por educação.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

 

Propostas mostram realidade brasileira

Qualquer pessoa pode votar em quantas propostas se interessar, inclusive as duas apresentadas pelo Instituto (abaixo, um tutorial com orientações para o voto). Nos dois projetos, é possível conhecer formas de oferecer educação integral a estudantes de escolas públicas no Brasil, por meio de duas das experiências que o Instituto desenvolve em parceria com equipes de secretarias de Educação, que também estarão representadas no evento, caso a proposta seja aprovada.

Entre outras características, o conceito de educação integral dessas propostas passa por um novo propósito da educação: ao invés de desenvolver apenas o conteúdo de disciplinas que não conversam entre si, trata-se de criar oportunidades para crianças e jovens se desenvolverem como um todo, integrando os conhecimentos e articulando as aprendizagens da escola com sua vida, suas competências e seus projetos de futuro.

Concretizar esse conceito passa por formar professores e equipes de educação para serem mediadores do conhecimento, apresentar a eles novas metodologias de trabalho e de acompanhamento, além de explicitar em suas práticas as competências que gostariam de desenvolver junto aos estudantes, como pensamento crítico, criatividade, argumentação e capacidade de resolução de problemas.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada proposta disponibilizada para a votação.

 

Building a High School with meaning for the youth (Construindo um ensino médio com sentido para a juventude)

O que acontece quando estudantes são protagonistas? Como desenvolver uma escola de ensino médio em que a juventude se sente conectada com a sua educação? O Instituto Ayrton Senna desenvolveu por três anos, em parceria com o Rio de Janeiro, uma proposta de ensino médio integral. Os resultados foram ótimos e agora a proposta está sendo desenvolvida em parceria com a rede estadual de Santa Catarina desde o início deste ano para cerca de 1300 estudantes. Nós vamos discutir como escalar um modelo de educação integral em parceria, com respeito às redes e atuação em conjunto.

 

Programming as an empowerment tool for education (Programação de computadores como uma ferramenta de empoderamento na educação)

Levar a prática da programação de computadores para a educação básica pode ser um contexto interessante para a implementação de uma visão de educação integral. Nesse painel, representantes do Instituto Ayrton Senna e da secretaria municipal de educação de Itatiba-SP, vão compartilhar como essa ferramenta de empoderamento está presente em escolas públicas de 10 municípios do Brasil. O objetivo vai ser discutir como professores com diferentes vivências e sem nenhuma experiência em programação, podem, em conjunto, mediar o desenvolvimento das competências do século 21 nos estudantes.

 

Tutorial – Acompanhe os passos para votar

1) Acesse panelpicker.sxsw.com e clique em “Sign In” para acessar sua conta, caso já tenha, ou para criar uma;

sxsw_passo1

2) Caso já tenha uma conta, entre com seu email e senha nos campos mostrados abaixo e vá diretamente para o passo (4). Caso não tenha, clique em “Create Account” e veja o passo (3) abaixo;

sxsw_passo2

 

3) Para criar sua conta, preencha os campos a seguir: “First Name” com seu nome, “Last Name” com seu sobrenome, “Email Address” com seu endereço de email, “Confirm mail address” com o mesmo email inserido anteriormente, “Password” com uma senha à sua escolha (no mínimo 8 caracteres!), “Confirm password” com a mesma senha criada anteriormente. Em seguida clique na caixa em que está escrito “I agree to the above consent” e em “Create my Acount”. Após alguns minutos, você receberá um email com um link de confirmação. Clique nele e entre com seu email e senha.

sxsw_passo3

 

sxsw_passo4

4) Para votar nas duas propostas do Instituto Ayrton Senna é só clicar aqui (http://panelpicker.sxsw.com/vote/75385)e depois em “Vote Up” no canto esquerdo. Depois clique aqui (http://panelpicker.sxsw.com/vote/71530) para votar na segunda proposta e também em “Vote up”.

sxsw_passo5

 

sxsw_passo6

 

 Veja mais: 

Novidades em educação são apresentadas em evento internacional.

Gestores e professores de Santa Catarina participam de formação presencial com Instituto.

 

 

 

Tags: Nenhuma Tag associada a esse post.

Ver todas as notícias

Cadastre-se e receba notícias e novidades do Instituto Ayrton Senna