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Novo Ensino Médio recebe contribuições da sociedade
Resultado de sorteio para escolas de referência

Foto: Bruno Polengo / Instituto Ayrton Senna

26 de novembro de 2015

Os estudantes que se inscreveram para concorrer a uma vaga nas escolas de Ensino Médio de referência da rede estadual do Rio de Janeiro já podem conferir o resultado dos sorteios públicos, realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O processo seletivo foi realizado especialmente para as 272 vagas do 1º ano do Ensino Médio em três escolas que desenvolverão uma proposta de educação integral construída em conjunto pelo Instituto Ayrton Senna e a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação).

A lista completa com os nomes sorteados pode ser conferida no site www.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br, tanto para o Colégio Estadual Chico Anysio (CECA), onde a proposta já é desenvolvida há três anos, quanto para os colégios estaduais Brigadeiro Castrioto (Niterói) e Almirante Rodrigues Silva (Valença). Os candidatos contemplados deverão fazer a confirmação de matrícula diretamente na unidade escolar, entre 6 e 12 de janeiro de 2016. Os nomes do cadastro de reserva poderão ser convocados a partir de 19 de janeiro, caso haja vagas remanescentes.

Os sorteios foram realizados nos dias 10, 11 e 12 de novembro e puderam ser acompanhados presencialmente e pela internet.

Ensino Médio de Referência
Além de estudar em tempo integral, o jovem que chegar a uma das escolas com o Ensino Médio de referência terá acesso a uma proposta pedagógica inovadora, que busca desenvolver os estudantes de forma plena, como protagonistas para poderem fazer escolhas na vida com autonomia.

Nessa visão, a escola tem o propósito de preparar não apenas para provas, e sim para a vida, ou seja, para que cada um possa usar seu potencial nas relações pessoais, sociais e produtivas. Para que esse objetivo se concretize, as escolas que recebem a proposta possuem uma estrutura curricular e metodologias de ensino elaboradas intencionalmente com esse enfoque.

As atividades realizadas buscam, em todos os tempos e espaços escolares, proporcionar o desenvolvimento das competências para o século 21, que incluem aspectos cognitivos (referentes ao raciocínio, memorização, entre outros) e aspectos socioemocionais (habilidades individuais para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e perseguir objetivos na vida).

No CECA, além de conseguirem melhores resultados em provas que analisam o desempenho em disciplinas como português e matemática, os estudantes relatam avanços na sua própria relação com a escola, com a comunidade onde vivem, e com seus projetos de vida.

Saiba mais sobre essa proposta aqui.

 

 

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