Notícias

banner_genérico_lousa
Seminário para educadores reúne especialistas em socioemocionais no Ceará

05 de maio de 2017

O que são competências socioemocionais e qual a importância delas na educação? Quais possuem maior impacto na aprendizagem e na vida dos alunos? Como educadores e gestores podem incorporar o desenvolvimento dessas competências no currículo? Essas e outras questões serão discutidas no Seminário Internacional “Competências para a Vida: Onde Estamos e Aonde Queremos Chegar?”, que será realizado em Fortaleza nos dias 23 e 24 de maio. O evento terá a parceria entre Secretaria da Educação do Ceará, Instituto Ayrton Senna, Instituto Aliança e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O objetivo do encontro será discutir de que forma o desenvolvimento das competências para a vida pode ser incorporado nas escolas que buscam oferecer a educação integral e, assim, garantir uma formação plena de crianças e jovens, compatível com as necessidades do século 21.

As chamadas competências para a vida, que incluem as socioemocionais, se referem a habilidades como colaboração e persistência, pensamento crítico, entre diversas outras que usamos para lidar com nossas próprias emoções, no relacionamento com os outros e na busca por atingir objetivos. Alguns estudos já revelaram seu impacto não apenas na aprendizagem,  mas também em realizações futuras e bem-estar dos estudantes. Outras análises mostram que é possível promover o desenvolvimento dessas competências ao longo de toda a vida, sendo a escola um espaço importante onde isso pode feito.

No Brasil, já existem iniciativas na rede pública focadas no desenvolvimento dessas competências, com resultados exitosos, orientados por marcos internacionais (de organismos como a UNESCO) e nacionais, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e a própria Constituição Federal. Devido à sua relevância, o tema foi inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), hoje em análise no Conselho Nacional da Educação (CNE), e que tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros deverão aprender ao longo da educação básica.

A seguir, veja alguns materiais de referência que os organizadores prepararam, de forma a compartilhar estudos e reflexões sobre o tema. Na sequência, um conjunto de vídeos conta com entrevistas realizadas pelo Instituto Ayrton Senna com diversos educadores e pesquisadores envolvidos na construção de iniciativas inspiradoras. Saiba mais também pelo site de cada um dos organizadores.

 Veja aqui as apresentações dos palestrantes do Seminário.

Textos de apoio sobre o tema do seminário

 

Vídeos relacionados ao tema do seminário

 

Páginas dos organizadores

 

Ver todas as notícias

Cadastre-se e receba notícias e novidades do Instituto Ayrton Senna