publicado em 14.10.2019 ÀS 17:02

As etapas do ciclo gestor no processo de alfabetização

Para que a alfabetização tenha sucesso e o sistema educacional tenha êxito, é fundamental que seja realizado um trabalho integrado de todos os profissionais da Educação com foco na aprendizagem e no desenvolvimento de novas habilidades.

Isso significa contar com um alinhamento entre todos os envolvidos, tantos nos aspectos conceituais quanto nas estratégias e práticas mais eficientes. Assim, todos poderão compreender as funções que cabem a cada um e as responsabilidades a serem cumpridas.

O primeiro passo para a construção de uma política pública voltada à alfabetização é a definição dos objetivos dela. É um passo que determinará todos os seguintes, o que também envolve a escolha de indicadores e metas a serem alcançadas em cada estágio do ciclo.

Conheça a seguir quais são as etapas do ciclo gestor no processo de alfabetização:

 

Diagnóstico

Etapa inicial do ciclo gestor no processo de alfabetização. Envolve diagnosticar a realidade sobre a qual ele será aplicado e o perfil dos estudantes quanto ao nível de alfabetização.

O processo de diagnóstico requer que o professor seja capaz de observar o estudante em sua prática cotidiana. Outro agente importante nesse processo é o diretor da unidade, que é o profissional responsável por garantir tanto a realização do diagnóstico do nível de alfabetização como a divulgação transparente dos seus resultados.

 

Planejamento

Tendo o diagnóstico definido, o próximo passo envolve planejar as ações de forma detalhada, incluindo objetivos, responsáveis por cada etapa e os prazos delas.

O planejamento é a ferramenta que dá efetividade às ações. Envolve estruturar o trabalho pedagógico a partir do estudo do material disponível para estudantes e professores do ciclo.

 

Acompanhamento

Após ativar a sua estratégia, é preciso acompanhar a execução dela ao adotar instrumentos gerenciais e processos administrativos. É lançado um olhar permanente e sistemático sobre o planejado e o realizado, com foco na qualidade das ações e dos resultados.

Isso pode ser feito por meio de rotinas de visitas in loco, preenchimento de informações e análise de planilhas específicas para registro do comportamento de indicadores de sucesso (cumprimento de dias e horas letivas, frequência de professores e estudantes, Livros Lidos, Para Casa feito).

 

Avaliação

Toda e qualquer ação, antes de ser implantada na escola, requer uma análise sob a  ótica da efetividade.

A avaliação deve ser realizada em duas frentes: durante o ano, para aferir a implementação dos planos e a viabilidade do alcance das metas, e ao final do processo, considerando os resultados, quando a avaliação se apresenta como diagnóstico para o próximo ano escolar.

Ao se orientar pelas etapas do ciclo gestor, é possível construir um processo de alfabetização capaz de gerar bons resultados. Compartilhando essas etapas com todos os profissionais da escola ou da rede de ensino, aumentam as chances de um trabalho integrado e eficaz entre as equipes.

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