Diálogos Socioemocionais

A iniciativa

Para apoiar educadores e gestores a promoverem a educação integral, o Instituto constrói, com base em evidências, conhecimentos, práticas e ferramentas de avaliação e acompanhamento de competências para a vida. Com o objetivo de ampliar o repertório de ferramentas e práticas de acompanhamento socioemocional, criamos o Diálogos Socioemocionais, em parceria com pesquisadores, educadores e gestores das redes parceiras. Juntamente com o instrumento SENNA, o Diálogos compõe uma proposta de monitoramento socioemocional que oferece aos gestores e educadores subsídios para criar e aprimorar políticas e práticas de educação integral.

Como funciona

Respeitando a singularidade e a integralidade de cada estudante e educador, o Diálogos Socioemocionais oferece um canal de comunicação e uma linguagem comum para que dialoguem sobre esses aspectos e construam um itinerário de desenvolvimento intencional de competências socioemocionais. O instrumento consiste numa ficha respondido por professores e alunos sobre as competências socioemocionais dos estudantes. A comparação das respostas, orientada por uma metodologia de feedback, serve como ponto de partida para um diálogo sobre as competências a serem desenvolvidas de acordo com os projetos de vida cada estudante.

Resultados

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o Diálogos Socioemocionais já vem contribuindo para a promoção de competências socioemocionais nas escolas onde foi incorporado às práticas pedagógicas. Em Goiás, onde a iniciativa é pilotada, a ferramenta apresenta excelentes resultados, tanto em relação à sua validade científica quanto à sua relevância para o aprimoramento das práticas pedagógicas dos educadores.

Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários