fbpx

O Que Fazemos

Somos um centro de inovação que conta com três frentes principais de ação,  articuladas entre si e geradoras de posicionamentos para nosso advocacy: a pesquisa e produção de conhecimento, o desenho de componentes para políticas educacionais e a formação de educadores.

Nesta seção, conheça nossa atuação para organizar e traduzir informações que embasam a tomada de decisão, para promover a educação integral desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e para formular e disseminar estratégias e metodologias formativas aos profissionais da educação.

COMO ATUAMOS

O Instituto Ayrton Senna acredita que todo indivíduo tem potencial e é capaz de se desenvolver plenamente, desde que seja estimulado a acreditar em si mesmo, se sinta motivado por uma aprendizagem significativa, e conte com oportunidades educativas engajadoras. Uma educação integral e transformadora parte dessa ideia para pensar estratégias e caminhos para o desenvolvimento pleno possa se concretizar, tanto para os estudantes quanto para os educadores.

Para tanto, em nossa frente de pesquisa, produzimos conhecimento com base em evidências e realizamos a organização e tradução de informações para embasar a formulação de políticas educacionais. Em nossa frente pedagógica, desenvolvemos, implementamos e avaliamos propostas e soluções diversificadas para a promoção da educação integral, que podem ser implementadas como componentes ou integradas a políticas públicas de educação.

Em nossa frente de formação, por sua vez, desenhamos estratégias e jornadas, produzimos conhecimento sobre metodologias formativas, oferecemos apoio para redes parceiras que queiram formar seus profissionais na perspectiva da educação integral e oferecemos um ambiente digital de formação para que essas soluções possam chegar a todos os educadores do País, também diretamente.

Da mesma forma, nossa atuação pode chegar à ponta em diversas modalidades: de forma síncrona e direta (com mediação de nossos especialistas em projetos pilotos), de forma síncrona e indireta (quando nós – ou agências técnicas credenciadas pelo Instituto Ayrton Senna – formamos os formadores das redes, e eles é que multiplicam as propostas com autonomia), ou ainda de forma assíncrona, direta e aberta, por meio de jornadas gratuitas, online e independentes de parcerias.

Em todos os casos, estamos sempre alinhados com os princípios de desenvolvimento humano e com a perspectiva da educação integral, equitativa e de qualidade. Como garantido pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa educação deve promover o desenvolvimento do estudante em todas as dimensões: cognitiva, socioemocional, híbrida, motivacional, entre outras.

Esse é o caminho para que todos possam se desenvolver com autonomia e sejam capazes de construir seus projetos de vida e criar novas possibilidades de futuro para si mesmos e para o mundo.

“Sem educação de qualidade, não há desenvolvimento pessoal, social, político, econômico, científico, cultural ou ambiental. Por isso, trabalhamos diariamente para levar a educação integral para milhões de estudantes, sempre com base em evidências.”

 

Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna.

ADVOCACY
E MOBILIZAÇÃO

Utilizamos nossa credibilidade para mobilizar e conduzir ações de engajamento com diversos setores da sociedade. Por meio de ações de difusão, cooperação técnica, transferência de tecnologia e comunicação, mobilizamos e compomos com formuladores de políticas públicas, outras organizações do terceiro setor e da sociedade civil organizada em campanhas, eventos e construções conjuntas por todo o Brasil.

Confira
Uma mulher fazendo um discurso poderoso sobre "O Que Fazemos" em uma conferência.
Uma mulher fazendo um discurso poderoso sobre "O Que Fazemos" em uma conferência.
Aguarde