Diálogos Socioemocionais

A iniciativa

Para apoiar educadores e gestores na promoção da educação integral, o Instituto Ayrton Senna constrói, com base em evidências, soluções educacionais voltadas ao desenvolvimento de competências importantes para a vida no século 21. O Diálogos Socioemocionais é uma delas e se caracteriza como uma proposta educacional estruturada para planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes pela rede pública de ensino como um todo, desde a Secretaria de Educação até a sala de aula. 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

Como funciona

O objetivo do Diálogos Socioemocionais é possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, preparando esses jovens para enfrentar os desafios do século 21. Trata-se de uma proposta educacional composta por:

1) formações de gestores e professores realizadas presencialmente e a distância para entendimento, customização e implementação na escola;

2) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do desenvolvimento de competências socioemocionais pelos professores junto aos estudantes, por meio de conversas e devolutivas que permitem o planejamento e o replanejamento de atividades para o alcance de objetivos individuais dos alunos;

3) instrumentos e metodologias para o acompanhamento do andamento da política educacional pela Secretaria de Educação e

4) uma comunidade de prática, por meio da qual os docentes compartilham e comentam atividades criadas por eles para potencializar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes nas aulas.

Resultados

A criação de evidências por meio da mensuração dos impactos e da efetividade do Diálogos Socioemocionais está sendo realizada conforme a consolidação da implementação de suas versões em diferentes territórios. Atualmente, a versão da proposta voltada a disciplinas que trabalham especificamente o desenvolvimento de competências socioemocionais está sendo implementada em 620 escolas de Ensino Médio do Ceará, abrangendo cerca de 340 mil estudantes. Na cidade de Sobral (CE), a versão do Diálogos Socioemocionais voltada a disciplinas como Língua Portuguesa, Educação Física e Matemática abrange 100% das escolas de Ensino Fundamental da rede. Em 2018, a proposta chegou a turmas de 6º ano de 105 escolas municipais de Fortaleza, envolvendo 1.080 professores.

 

 

 




 

 

A proposta na prática

Estrutura do Diálogos Socioemocionais



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Implementação



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Implementação no Ceará

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Implementação em Sobral

O que são competências socioemocionais 



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