publicado em 21.11.2019 ÀS 11:41

Como promover o protagonismo estudantil na escola

Pensar em uma escola de qualidade para o século 21 envolve considerar uma visão de educação integral que vai além da dimensão do desempenho acadêmico. Esta concepção de educação tem como foco o desenvolvimento pleno do estudante, contribuindo para a transformação do modo como ele se relaciona com o conhecimento, sua escola e a sua comunidade. 

Para isso, é preciso que as práticas pedagógicas apoiem o protagonismo dos estudantes, desenvolvendo competências socioemocionais fundamentais para o contexto atual, marcado pela instantaneidade nas comunicações e por mudanças velozes.

Além de ter como foco o desenvolvimento de todo o potencial dos estudantes, a educação integral tem como objetivo a formação para a autonomia. Nesta direção, é importante também que a escola promova a integração curricular e defina quais competências quer desenvolver, construindo então um estudante protagonista e responsável pelo seu percurso escolar.  

 

Como diferentes disciplinas podem desenvolver o protogonismo do estudante?

Na área de Linguagens, é possível proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas para os alunos por meio dos seus sentidos. Pode-se criar oportunidades para que eles possam conhecer melhor a si mesmos e também atribuírem significados à própria existência e ao mundo em que vivem. 

Uma das práticas possíveis é desenvolver  oficinas que possibilitem os estudantes a experienciar os sentidos e as capacidades físicas em sala de aula. Nessas atividades, o objetivo é instigar os alunos a, além de buscar autoconhecimento, cooperarem e dialogarem.

Isto permitirá que os jovens entendam como a linguagem corporal pode ser relevante para diversos aspectos da sua vida, como suas interações sociais ou formação de identidade. O desenvolvimento dela pode ser uma das maneiras de incentivar o  protagonismo nos estudantes.

No decorrer das aulas de Ciências da Natureza também há diversas oportunidades para estimular o protagonismo dos estudantes por meio dos conteúdos. 

Uma delas envolve desvendar os mistérios do comportamento humano, discussão associada ao entendimento referente ao sistema nervoso. Nesta atividade, os alunos podem associar suas percepções de mundo a alguns comportamentos. Este processo também pode ser facilitado  por meio da identificação de mudanças morfológicas e fisiológicas do corpo humano.

Essas são algumas atividades que podem ser desenvolvidas nessas áreas de conhecimento, buscando potencializar o protagonismo do estudante Por meio  da construção do conhecimento científico, e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Use-as como inspiração para criar as suas próprias práticas  pedagógicas em sua escola.

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