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Alfabetização: Ceará no rumo certo!

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8 set 2020
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Por Mozart Neves Ramos
(IstoÉ Online ‐ Opinião ‐ 21/06/2017)

O estado do Ceará comemora merecidamente dez anos do bem-sucedido Programa de Alfabetização de Crianças na Idade Certa – mais conhecido como PAIC. Estado e municípios trabalham juntos, em colaboração, para assegurar que todas as crianças cearenses estejam lendo, escrevendo e contando ao final do ciclo de alfabetização. Costumo dizer que, no campo da alfabetização, o Ceará se deslocou do restante dos estados nordestinos, e isso foi claramente verificado no último exame de Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2014, feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Na tabela abaixo, é possível perceber o percentual de alunos em níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática), numa comparação entre alunos cearenses e estudantes dos demais estados nordestinos. Em leitura, por exemplo, 52% dos alunos cearenses alcançaram o nível adequado, enquanto a média dos alunos nordestinos foi de apenas 28%.

Percentual de alunos com níveis adequados de alfabetização (leitura, escrita e matemática) no estado do Ceará com relação à média dos estados nordestinos – ANA/2014.

  Ceará   Nordeste
  Leitura  52%  28%
  Escrita  61%  47%
  Matemática    48%  26%

Notadamente, há um esforço importante que ainda precisa ser feito no campo da alfabetização não só na região Nordeste, como no próprio estado do Ceará. Mas, por outro lado, fica claro que o Ceará poderá – mais rapidamente do que o resto do Nordeste – cumprir a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tem como desafio nacional que todas as crianças estejam lendo, escrevendo e contando adequadamente ao final do ciclo de alfabetização.

Uma das consequências positivas desse esforço cearense no campo da alfabetização são os melhores resultados em língua portuguesa e em matemática que os alunos tiveram ao final do 5° ano do ensino fundamental, quando comparados com a média da região Nordeste, de 2007 a 2015. Um detalhe importante: em 2007, quando o PAIC começou, o Ceará apresentava resultados similares àqueles do Nordeste. Isso pode ser visto nas tabelas abaixo, que mostram o percentual de alunos com aprendizado adequando nessas duas disciplinas, de acordo com os resultados do Prova Brasil, do MEC. E a diferença do Ceará com relação à média do Nordeste só faz crescer ao longo dos anos.

Percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa – 5° ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste (O ∆ é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste).

  Ano   Ceará   Nordeste
 2007  21%  19%  2%
 2009  28%  24%  4%
 2011  39%  29%  10%
 2013  45%  34%  11%
 2015  61%  45%  16%

Percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática – 5°ano do ensino fundamental – Prova Brasil: Uma comparação do Ceará com a média do Nordeste (O ∆ é a diferença entre o Ceará e a média do Nordeste).

  Ano   Ceará   Nordeste
 2007  15%  15%  0%
 2009  23%  20%  3%
 2011  32%  24%  8%
 2013  35%  27%  8%
 2015  44%  31%  13%

Portanto, como mostram os números, o Ceará vem se deslocando do restante do Nordeste, e o começo de tudo está na pedra angular da educação: na alfabetização!

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Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

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