fbpx

App Motivação+ apoia proposta pedagógica em escola de Caetité (BA)

4 MIN
28 set 2022
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Ferramenta apoiou projeto interdisciplinar e foi utilizada por 170 estudantes

Com o objetivo de oferecer uma experiência de educação integral de forma digital a estudantes e educadores, o Instituto Ayrton Senna lançou este ano o aplicativo Motivação+, uma ferramenta pedagógica que apoia os jovens a mapearem seus interesses, elaborarem projetos, vencerem desafios e refletirem sobre seus planos para o futuro. Desenhado para ser utilizado de forma autônoma pelo estudante, o aplicativo também pode ser integrado ao planejamento pedagógico pelo educador, oferecendo apoio a atividades ou projetos desenvolvidos em sala de aula.

Na Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira, na cidade de Caetité, Bahia, a gestão escolar e os educadores embarcaram na proposta do app, utilizando a ferramenta para apoiar e fortalecer uma proposta local, o Projeto Integrador Mente Sã e Corpo São, promovido pela escola. Organizada no início do ano letivo de forma colaborativa e envolvendo todas as áreas do conhecimento, essa iniciativa é embasada em diversas trilhas pedagógicas desenhadas pelos professores, com base em temas de saúde e autoconhecimento, que deve ser percorrida e concluída pelo jovem. Os professores utilizaram o app como atividade do Projeto Integrador, incentivando-os a realizar as viagens disponíveis e enviando um formulário para o estudante responder sobre a sua experiência e aprendizados.

A iniciativa partiu da equipe gestora da escola, representada pela professora Zaiba Marusa Fernandes de O. Souza, ao observar que a ferramenta poderia contribuir com a proposta já elaborada em parceria com os professores. “Conhecemos o aplicativo Motivação+ pelo site do Instituto Ayrton Senna. Foi paixão ao primeiro clique! A ferramenta é excelente no apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais, e isso tem tudo a ver com a visão da nossa escola e com os projetos que desenvolvemos ao longo do ano”, diz a vice-diretora pedagógica, professora Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva. Após compartilhar o app com os educadores, os profissionais se engajaram na proposta, levando o aplicativo a 170 estudantes da escola. “Foi muito positivo o retorno recebido dos nossos alunos e também dos pais, que foram convidados a compartilhar essa experiência com seus filhos”, acrescenta a professora Patrícia Lemos, vice-diretora administrativa.

Confira o depoimento da professora Fernanda Gomes da Silva, de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, que trabalhou com o app:

“Eu já conhecia o Instituto Ayrton Senna, mas foi a minha primeira experiência com o seu programa de educação. Embarquei no convite da escola, onde sou professora de Línguas Portuguesa e Inglesa em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Juntos, professores e alunos, conhecemos o aplicativo Motivação +, uma ferramenta digital simples, mas com um enorme potencial educativo. Trilhar a rota “Meu mundo de aprendizagens” oportunizou um grande passo para o autoconhecimento, ampliando o olhar para várias coisas que aprendemos ao longo da vida, além de pensar sobre nossas escolhas, sobre as crenças que envolvem o nosso desenvolvimento e o quanto tudo isto impacta nosso presente e futuro.

Tudo isto nos leva ao desenvolvimento de competências socioemocionais, indispensáveis para o equilíbrio e para uma vida saudável. Aliás, este é o lema do Motivação+ e também do Projeto Integrador “Mente Sã, Corpo São”, desenvolvido em nossa escola ao longo de todo o ano letivo. O sentimento é de gratidão, à escola e ao Instituto, pela criação de novos espaços educativos e pelo investimento na saúde emocional de professores e alunos neste momento tão desafiador”.

Quer levar o app Motivação+ para a sua escola também? Ele é uma ferramenta pedagógica gratuita e está disponível para qualquer educador ou gestor interessado.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde