fbpx

Bibliotecas em escolas são fundamentais para melhorar leitura do aluno

3 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Instituto Ayrton Senna participa de campanha que incentiva a criação de bibliotecas nas escolas do Brasil

Para mais da metade de crianças e jovens brasileiros, a biblioteca escolar é o principal lugar de acesso aos livros (Retratos da Leitura, 2015). No entanto, das 183.743 escolas de todo o país, apenas 36% têm bibliotecas. O cenário é preocupante e há um árduo caminho a ser percorrido até 2020, quando expira o prazo para que a meta de universalização das bibliotecas em escolas públicas seja alcançada, segundo a lei federal 12.244/10.

Incentivar a criação de bibliotecas nas escolas — como importante meio para melhorar a leitura dos alunos e, consequentemente, combater o analfabetismo, desenvolver a autonomia e ampliar conhecimentos —  é o objetivo da Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA, que reúne várias organizações da sociedade civil, entre elas o Instituto Ayrton Senna. Criada em 2012, atualmente a campanha é composta por: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ayrton Senna, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Instituto Ecofuturo, Movimento Brasil Literário, Todos pela Educação e Rede Marista de Solidariedade.

Para que a biblioteca escolar cumpra seu papel pedagógico, deve-se levar em conta do espaço físico à qualificação dos funcionários, passando pela qualidade do acervo e pelas atividades culturais programadas no local. O tamanho mínimo é de 50 m², o acervo deve contemplar a diversidade cultural, recomenda-se que haja computadores conectados à internet e bibliotecário responsável.

A Campanha Eu Quero Minha Biblioteca disponibiliza um passo a passo sobre como implantar e manter bibliotecas com recursos públicos, pois muitos municípios desconhecem os recursos financeiros disponíveis para a implantação de bibliotecas nas escolas e que prazos devem ser seguidos para a inclusão nos orçamentos municipais (LOA – Lei Orçamentária Anual).

A campanha promove o chamamento da sociedade civil para conhecer a existência desses recursos, os caminhos concretos de incidência e a importância e responsabilidade que têm para efetivar leis e direitos pelas mesmas razões: a gestão pública se mobiliza na medida em que grupos organizados de cidadãos atuam e cobram as políticas públicas.

Acesse: www.euquerominhabiblioteca.org.br

Participe você também –  A Campanha mantém em sua página no Facebook um manifesto digital colaborativo pela efetividade do direito à biblioteca na escola. Qualquer pessoa pode participar e deixar seu recado. Os depoimentos sobre a importância da biblioteca na escola serão divulgados em um manifesto digital, previsto para ser publicado em 23 de novembro. Participe!

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde