fbpx

Instituto Ayrton Senna e Rede CpE lançam edital de pesquisa sobre impacto da pandemia na educação

3 MIN
12 ago 2021
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Estudos devem investigar perdas na área e caminhos para mitigá-las

Comprometidos com a inovação e formulação de propostas educacionais com base em evidências, o Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CPE) lançam edital para apoiar dois projetos de pesquisa sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na educação. Podem se inscrever pesquisadores de qualquer área do conhecimento com relevante produção científica no âmbito educacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto.

O objetivo da iniciativa é compreender as alterações no contexto escolar durante a pandemia e propor alternativas de atuação mais eficaz no retorno às aulas e na aprendizagem efetiva dos estudantes. Sendo assim, os estudos deverão ter como foco a avaliação das perdas na educação além de apontar possíveis exemplos, em âmbito nacional e internacional, para a mitigação de danos. O edital também tem como objetivo estimular o fortalecimento de pesquisas que tenham foco no entendimento das necessidades da escola pública e sistemas de ensino pós- pandemia e divulgar a produção e resultados alcançados com toda a sociedade, compartilhando conhecimento e boas práticas com a comunidade educacional.

Cada pesquisa selecionada terá um dos dois enfoques específicos: 1) realizar uma avaliação internacional (qualitativa e quantitativa) de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19, especialmente relacionadas a fatores socioeconômicos, psicológicos, pedagógicos e socioemocionais e de desigualdade racial, 2) realizar um levantamento internacional de propostas de superação das perdas na educação, de políticas públicas a estratégias de sala de aula.   “Com base nesses dois estudos poderemos ter uma visão ampla e global dos prejuízos já vistos na educação e compreender quais estratégias já estão sendo adotadas para reduzir esses danos”, afirma Catarina Sette, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna.

Para participar, o pesquisador interessado deve cumprir ao menos um dos seguintes requisitos: ser associado à Rede CpE, estar em exercício de atividades de pesquisa que se relacionem com a educação ou apresentar experiência e produtividade científica compatíveis com a liderança de um projeto de pesquisa. A pesquisa deverá ser desenvolvida em no máximo 10 meses e contará com aporte financeiro do Instituto e da Rede CpE, que será repassado aos pesquisadores, parceladamente, de acordo com as necessidades dos projetos aprovados.

O edital também fortalece a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional Ciência para a Educação, importante organização de fomento à pesquisa em educação e compartilhamento de conhecimento sobre o tema. “Reconhecemos a importância de fomentar pesquisas em temas atuais com o intuitivo de levar conhecimento científico para a escola”, afirma Catarina. Em 2020, as organizações apoiaram dois projetos de pesquisa sobre motivação na escola, atualmente em fase de compartilhamento de resultados e divulgação do conhecimento, oferecendo subsídios à atuação do Instituto no tema.

Para acessar o edital na íntegra, acesse:
Apoio à pesquisa científica sobre avaliação e mitigação de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde