fbpx

Instituto se aproxima de tendências em educação no SXSWEdu

3 MIN
8 set 2020
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

South by Southwest Edu 2018, evento mundial de educação, acontece na semana que vem e conta com participação inédita do Instituto Ayrton Senna, que foi escolhido para falar de educação integral no Ensino Médio.

Mais de 400 sessões apresentarão as principais tendências do debate em educação no mundo durante a próxima semana, no SXSWedu (South by Southwest), um dos maiores encontros internacionais de educação. Selecionado para compartilhar a experiência de implementação da proposta de educação integral no Ensino Médio em Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna participa do evento na segunda-feira (5) à tarde.

Para compartilhar os principais temas que serão discutidos em todas as apresentações, a organização do SXSWedu publicou uma lista com as 25 TAGs de conteúdo e as dez tendências que devem dominar os diálogos durante as sessões. De maneira geral, as tendências indicam esforços para engajar e empoderar os estudantes. Diversas abordagens mostram, segundo a organização, um movimento para apoiar o desenvolvimento pleno do estudante, desde abordagens personalizadas até novos modelos de práticas de ensino lideradas pelos educadores.

Com uma programação específica que antecede o conhecido festival SXSW, a conferência de educação busca colocar em contato uma comunidade de diferentes atores com diversas formas de ação e o objetivo comum de gerar impacto e avanços na educação. Os participantes incluem professores, gestores escolares, representantes de governos e ONG’s, além de empreendedores. Ser selecionado para participar desse momento é um reconhecimento sobre a qualidade e o potencial do trabalho, além de uma oportunidade para integrar grupos que estão fazendo a diferença em suas áreas.

“A seleção nos trouxe muita satisfação, e mostra que o que estamos desenvolvendo dialoga com algumas das principais reflexões em educação” afirmou Rita Moreira Leite uma das gerentes de projetos do Instituto Ayrton Senna que fará a apresentação no evento. “Queremos aproveitar essa oportunidade para ampliar a reflexão sobre o propósito do que fazemos. Essa proposta aprovada conta com apoio de muitos educadores, gestores e equipes da rede de ensino, e todos podemos crescer com esse movimento!”, completou Cynthia Oliveira, gerente de projetos do Instituto que também participa da apresentação.

Com uma proposta inovadora que considera os interesses da juventude e os desafios do século 21 para a formação integral de estudantes do Ensino Médio, o projeto que será apresentado foi implementado em 15 escolas no ano de 2017 e neste ano já chega a 30 unidades da rede estadual de Santa Catarina. O objetivo é construir caminhos para escalar o modelo em parceria, com respeito às redes públicas de ensino, que atuam de forma conjunta no desenho e implementação da iniciativa.

A proposta de educação integral apresentada pelo Instituto Ayrton Senna é desenvolvida atualmente em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina e conta com apoio do Instituto Natura, da Capes, do Movimento Santa Catarina pela Educação, do BID e da FIESC.

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde