fbpx

Censo Escolar 2023: webinar gratuito apresenta dados e tendências da educação brasileira

Participe do webinar gratuito “O que revelam os dados do Censo Escolar 2023”, com insights e números importantes sobre a educação no Brasil, organizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna. Inscreva-se e atualize-se sobre a realidade educacional do país!

2 MIN
2 abr 2024
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Números e análises sobre o Censo serão apresentados no evento

No próximo dia 11 de abril de 2024, das 14h às 15h30, o webinar gratuito “O que revelam os dados do Censo Escolar 2023” trará à luz os insights e números revelados pelo Censo Escolar 2023, abordando diversas etapas e modalidades da educação básica e profissional no Brasil. Este evento imperdível será transmitido ao vivo pelo YouTube.

O evento será organizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto.  

Com a mediação de Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna, este evento contará com a participação de especialistas renomados: 

  • Ruben Klein, Consultor da Fundação Cesgranrio; 
  • Fábio Pereira Bravin, representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); 
  • Ernesto Faria, Diretor-Executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Iede). 

Durante o webinar, serão discutidos os resultados da primeira etapa do Censo Escolar, que inclui informações cruciais sobre os estabelecimentos de ensino, infraestrutura escolar, características dos gestores e profissionais em sala de aula, além de dados sobre as matrículas de alunos e as taxas de distorção idade-série do ano de 2023. 

Entre os dados já divulgados, é possível perceber que cerca de 80% das matrículas na Educação Básica são provenientes da rede pública, com a maior parte na rede municipal. Além disso, houve um aumento significativo no número de matrículas em tempo integral, especialmente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, seguindo as diretrizes do governo federal e da Meta 6 do Plano Nacional de Educação. Também se percebe que o Ensino Médio registrou uma queda de 2,4% no número de matrículas em comparação com 2022, atribuída em parte ao aumento das taxas de aprovação durante a pandemia, que reduziu a retenção escolar. 

No webinar, também serão discutidas questões específicas relacionadas ao Ensino Fundamental, Médio e à educação profissional, bem como o progresso educacional observado em meio aos desafios enfrentados durante a pandemia. 

Venha se atualizar sobre a realidade educacional do Brasil e participar de discussões relevantes para o futuro da nossa educação. Inscreva-se agora mesmo e acompanhe o webinar no dia 11 de abril! 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (4)
Aguarde