fbpx

Se Liga e Acelera: Programas de correção de fluxo do Instituto Ayrton Senna têm resultados positivos em Natal-RN

Os programas Se Liga e Acelera, do Instituto Ayrton Senna, têm obtido resultados positivos nas escolas da rede municipal de Natal, Rio Grande do Norte. Com 28 escolas participantes, esses programas visam corrigir o fluxo escolar de crianças que enfrentam dificuldades na alfabetização, permitindo que progridam para o próximo ano letivo.

2 MIN
18 mar 2024
Instituto Ayrton Senna Instituto Ayrton Senna

Navegue por aqui

Mais de 85% dos estudantes dos programas alcançaram os objetivos de aprendizagem

Um dos grandes desafios da alfabetização é ensinar os estudantes a ler e escrever na idade certa. Os programas Se Liga e Acelera, do Instituto Ayrton Senna, têm como objetivo apoiar as crianças que não tiveram esse direito garantido no momento correto por meio de ações que visam a correção de fluxo escolar destes alunos. Estes programas têm como objetivo principal possibilitar que os estudantes progridam para o próximo ano letivo, independentemente de estarem inicialmente atrasados em relação à série correspondente à idade. 

 Em Natal, no Rio Grande do Norte, tais projetos têm apresentado resultados positivos nas escolas da rede municipal de educação, que conta com 28 escolas participantes na iniciativa. Entre os estudantes do programa, 295 alunos foram aprovados sem necessidade de avançar no currículo, enquanto 190 avançaram com sucesso para a próxima etapa escolar. Neste universo, destaca-se, portanto, que 85,12% dos participantes do Se Liga alcançaram a alfabetização, e 87,30% obtiveram progresso no Acelera 

Saiba mais sobre alfabetização. 

Crianças em idade de aprendizagem de escrita e leitura.

Crianças em idade de aprendizagem de escrita e leitura.

Trabalho em rede  

De acordo com informações publicadas pela rede, o apoio fundamental para o êxito desses programas vem do corpo docente da Rede Municipal de Ensino. Além disso, a eficácia desses programas reside no fato de que a progressão dos alunos está ligada ao desempenho durante a execução das atividades. Neste sentido, membros da gestão escolar destacam o papel do compromisso de todas as unidades de ensino com a educação, proporcionando oportunidades valiosas para que os alunos superem obstáculos e alcancem o sucesso acadêmico. 

Conheça o projeto Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna

Parceria com o Instituto Ayrton Senna

O trabalho em parceria com da Secretaria Municipal de Educação de Natal com o Instituto Ayrton Senna se dá há cerca de 8 anos.  Neste período, foram implementados programas de correção de fluxo e de gestão da política de alfabetização no município. Apenas nos anos de 2022 e 2023, a parceria alcançou mais de 1100 estudantes.  

Conheça o projeto Se Liga, do Instituto Ayrton Senna 

Instituto Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna Organização sem fins lucrativos comprometida com a educação

Deixe um comentário e
compartilhe sua avaliação
sobre o conteúdo.

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários (0)
Aguarde