Notícias

Foto: Bruno Polengo
Novo ensino médio em Santa Catarina contará com parceria do Instituto Ayrton Senna

Foto: Bruno Polengo

23 de novembro de 2016

A partir de 2017, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Natura começam a levar para a rede estadual de ensino uma proposta de educação integral que está transformando o ensino médio e apresentando excelentes resultados no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito na terça-feira (22) pelo secretário de Estado da Educação de Santa Catarina Eduardo Deschamps, em evento realizado no estado.

No próximo ano letivo, catorze escolas da rede estadual catarinense oferecerão aulas em período integral por quatro dias na semana. A proposta de ensino médio integral desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna visa mais do que a expansão do tempo em sala. O objetivo é ensinar com excelência os conteúdos das disciplinas (português, matemática, história, geografia etc.) e, simultaneamente, desenvolver valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. Por meio de novas metodologias de ensino, os jovens adquirem competências altamente valorizadas no mundo atual, como Resolução de Problemas, Responsabilidade, Comunicação e Criatividade.

Nessa proposta, o desenvolvimento de capacidades se dá de forma integrada à aquisição de conhecimentos e através de aulas e projetos motivadores, nas quais os jovens são desafiados a encarar questões do mundo real e a colocar em prática as habilidades que terão que usar fora da escola. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

A proposta de Ensino Médio Integral já vem sendo desenvolvida com sucesso no Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, onde é aplicada há quatro anos. Nesse período, o número de alunos com bons resultados em matemática foi 10 vezes maior que nas outras escolas da rede. Em português, o número foi 4 vezes maior. Pelos altos níveis de aprendizagem, o Colégio se destacou entre as melhores escolas públicas no Enem 2016, sendo o primeiro colocado entre as escolas de mesmo nível socioeconômico.

Essa conexão entre a escola e a vida torna a aprendizagem mais efetiva e mais atraente para os jovens. Em 2015, nenhum aluno abandonou o ensino médio no Colégio Estadual Chico Anysio e os alunos formados já estão trilhando seu percurso acadêmico ou profissional com sucesso e autonomia. Confira aqui depoimentos de estudantes atendidos pelo Ensino Médio Integral no Rio de Janeiro.

Matrículas em Santa Catarina

Estudantes que desejarem estudar na rede pública estadual de Santa Catarina têm entre os dias 24 de novembro a 02 de dezembro para efetuar a sua matrícula. As escolas que atenderão com o novo modelo, bem como a lista de documentos necessários para a matrícula, estão indicadas no site da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Ver todas as notícias

Cadastre-se e receba notícias e novidades do Instituto Ayrton Senna